Gente do bem

Gente do bem

terça-feira, 2 de março de 2010

ÁLCOOL X ADOLESCENTES

Não me acho uma pessoa careta, mas com o passar do tempo estou ficando um tanto assustada com a precocidade com que os jovens estão bebendo. Hoje, assistindo o programa da Ana Maria Braga, ouvi que fizeram uma pesquisa sobre o assunto e foi constatado que 70% dos adolescentes entre 12 e 15 anos já ficaram de PORRE. Não estou dizendo que já experimentaram álcool, estou falando que JÁ FICARAM DE PORRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Qual será a nossa parcela de culpa em tudo isso, já que somos pais comprometidos e preocupados com a saúde física, mental e emocional de nossos filhos?Em que ponto, da caminhada da vida, tropeçamos e acabamos por dar a informação truncada aqueles que tanto amamos?
Vi uma entrevista na televisão com a psicóloga Elizabeth Monteiro, que escreveu o livro
“ Criando Adolescentes Em Tempos Difíceis” , ela dizia que nunca foi tão importante educar dando o exemplo, uma vez que vivemos numa sociedade onde reina a falta de limites e onde os pais estigmatizam os filhos. O s jovens precisam de modelos positivos.
Durante a entrevista, fui surpreendida quando a autora mencionou o uso indiscriminado, por parte dos pais, de substâncias químicas capazes de reverterem situações desagradáveis, como por exemplo, a insônia. A coisa funciona assim, se meu pai toma um remedinho e afirma que a “droga” lhe dá mais prazer, pois com ela ele consegue dormir, porque eu não posso dar um “tapinha” numa bebida que também me proporcionará a mesma sensação, afinal de contas eu sou um adolescente em conflito.Fiquei preocupada, porque atualmente faço uso de remédio controlado para dormir.
Obviamente o motivo pelo qual o jovem consome álcool tão precocemente não é só esse, porém cabe uma reflexão acerca do assunto, afinal de contas é nossa responsabilidade resgatar a dignidade de ser adolescente.

Um comentário:

  1. É triste mesmo ver a realidade atual, tia! Fico só pensando quando chegar minha vez.

    ResponderExcluir